Ministério da Saúde pode divulgar plano nacional de vacinação contra o coronavírus nesta semana

Nesta semana, há expectativa de que o Ministério da Saúde divulgue o plano nacional de vacinação contra o novo coronavírus. Na última semana, o governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), afirmou que ó anúncio será feito nesta segunda-feira (30). O Ministério da Saúde, no entanto, negou a divulgação.

Segundo a pasta, há previsão de encontro do grupo de trabalho para a coordenação de esforços da União na aquisição e na distribuição de vacinas contra a Covid-19.

O encontro deve ocorrer nesta terça-feira (1º). De acordo com o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), a apresentação deve contar com, “basicamente, a responsabilidade de municípios, estados e, também, da parte da União”.

“Vamos ter a definição também sobre regras para armazenagem e o apoio para garantir”, concluiu. Dias foi escolhido pelo Fórum dos Governadores como o porta-voz do grupo na articulação pelo imunizante. Em 19 de novembro, a pasta apresentou os dez eixos prioritários que vão guiar a campanha.

O objetivo do plano, segundo a pasta, é imunizar, tão logo uma vacina segura seja disponibilizada, os grupos com maior risco de desenvolver complicações e óbitos pela doença e as populações mais expostas ao vírus.

 

Da Redação