40 países têm casos confirmados de coronavírus

Além da China, outros 41 países em cinco continentes já registraram casos confirmados de infecção por coronavírus, incluindo o Brasil, que confirmou na quarta-feira (26) o primeiro caso de infecção.

Além do Brasil, Grécia, Geórgia, Macedônia do Norte, Noruega, Romênia e Paquistão também confirmaram os primeiros casos de coronavírus nesta quarta-feira. Os casos mais recentes de mortes por coronavírus foram registrados na Itália, que já soma 12 mortes e é o país da Europa mais afetado pelo vírus até o momento.

O número de infecções no mundo chegou a 80.988 e não há tratamento efetivo para a doença até agora, mas não há necessidade de pânico por causa da epidemia de coronavírus, disse, na quarta-feira, Hans Kluge, diretor da OMS (Organização Mundial de Saúde).

“Não há necessidade de pânico”, ele disse em uma coletiva de imprensa em Roma. “A taxa de mortalidade é de cerca de 2%”, afirmou Kluge. “Na China, onde estão 96,5% dos casos no mundo, agora ela é ainda menor, de 1%”, salientou.

Confirmado no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Trata-se de um homem que mora em São Paulo, tem 61 anos, e veio da Itália. Esse é o primeiro caso da doença no país e em toda a América Latina. Além dele, há outros 20 casos em investigação e 59 suspeitas já foram descartadas.