Macri e Bolsonaro conversam por telefone sobre acordos externos do Mercosul

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, conversou nesta terça-feira por telefone com o presidente Jair Bolsonaro sobre as negociações externas do Mercosul. “Os líderes conversaram sobre o Mercosul, cuja presidência pró-tempore passará da Argentina para o Brasil no próximo semestre, assim como sobre as perspectivas das negociações externas do bloco”, explicou o governo da Argentina em breve comunicado.

A próxima cúpula presidencial do bloco será realizada na cidade de Santa Fé, em julho, o primeiro encontro desde a posse de Bolsonaro. As avançadas negociações pela conclusão de um acordo de livre-comércio com a União Europeia (UE) lideram a agenda do bloco. Antes da cúpula de Santa Fé, Bolsonaro fará visita oficial a Buenos Aires em 6 de junho.

No encontro com Macri, o presidente discutirá temas importantes para os dois países, o cenário da integração regional e o próprio Mercosul. Antes da viagem de Bolsonaro, o ministro da Fazenda da Argentina, Nicolás Dujovne, veio ao Rio de Janeiro no fim de abril para uma reunião de trabalho com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Os dois se comprometeram a resolver em um prazo de 30 dias divergências históricas entre os dois países para fortalecer a posição do Mercosul nas negociações com a UE.

Da Redação com informações do UOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *