Portaria que regulamenta o programa de dessanilização é divulgada pelo MCTIC

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) divulgou a portaria que regulamenta o funcionamento do Programa de Apresentação de Unidades de Dessalinização e Purificação de Águas Salobras e Salinas para Teste e Análise de Desempenho.

Divulgado no dia 08 de março, o programa testará e apresentará tecnologias para a remoção do sal de águas salobras e não aptas para o consumo humano ou utilização na agricultura.
Assinada pelo ministro Marcos Pontes, a portaria é o início de um processo inédito na construção de políticas públicas participativa neste sentido. Durante o mês de fevereiro o site do MCTIC divulgou um canal online exclusivo para receber propostas, ideais e projetos em qualquer estágio de desenvolvimento.

Após receber as propostas, a ideia é testá-las, aprimorá-las e torná-las disponíveis para aplicação em escala, considerando as vocações regionais do país e também as demandas prioritárias dos locais que enfrentam a seca ou escassez de água potável.

“Está se buscando soluções tecnológicas de dessalinização e purificação de águas salobras e salinas para que as populações do Semiárido Brasileiro possam conviver com as severas condições de vida impostas pela seca na região. ” – diz um dos trechos da portaria.

Confira a PORTARIA Nº 888/2019 na Íntegra clicando aqui

Fonte: MCTIC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *