Espetáculo aquático da companhia Nostagique Cabaret aborda ‘sexualidade sem pudor’

No Brasil, o termo “cabaré” remete quase sempre a uma visão depreciativa da casa de apresentações artísticas da Belle Époque. Luzes vermelhas, pole dance e prostituição são comumente associados à palavra. Porém, o “cabaret” que surgiu na França no final do século 19 tinha outra proposta.

Na época, os espaços funcionavam como centros restritos e elitizados de entretenimento, com teatro, música, dança, circo e até ópera. Com proposta semelhante – mas mirando o grande público –, o grupo Nostalgique Cabaret tenta resgatar a tradição há, pelo menos, quatro anos.

Nesta quarta-feira (9), o diretor Giovane Aguiar estreia o espetáculo “Splash” no Espaço Cultural Renato Russo, na Asa Sul. Como o nome deixa subentendido, a água é o principal elemento de interação nas performances dos artistas.

O objetivo, segundo Aguiar, é quebrar o pudor e os tabus que ainda cobrem os corpos de vergonha. “Nossa missão é mostrar que a sensualidade e a sexualidade são naturais, podem ser bonitas, divertidas e não devem ser temidas.”

O espetáculo é um show de variedades, ele explica. “Tem o mestre de cerimônia, que vai chamando os números, preparando o público e conduzindo a noite.” Como em um tradicional cabaret francês, os espectadores ficam acomodados em mesas e têm, à disposição, uma carta de bebidas.

“Brincamos com o imaginário coletivo do que é considerado sensual e, para isso, usamos circo, dança e música. É um programa até para casais, porque é super divertido e não provoca constrangimentos”, garante o diretor.

Nostalgique Cabaret
O projeto foi criado em 2011 durante o Festival Internacional da Nova Dança, que Giovane Aguiar organiza há 20 anos em Brasília. Naquela edição, o evento discutia questões de gênero e sexualidade. Assim surgiu o Nostalgique Cabaret, com a proposta de um evento individual.

Há cerca de quatro anos, o projeto se transformou em companhia de teatro. No repertório, o grupo tem quatro espetáculos: “Majestic” (voltado para a performance burlesca), “Fantastic” (que dialoga com os fetiches), “Dream Land” (contos infantis adaptados para adultos) e “Splash” (acrobacias com uso de água).

Programe-se
Espetáculo “Splash”, da Nostalgique Cabaret
Data: 9 a 20 de janeiro
Hora: 19h30 (quarta a sábado) e 19h (domingo)
Local: Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) – Teatro Galpão
Ingresso: R$ 10 a meia-entrada
Classificação indicativa: 18 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *