Temer não pretende enviar ao Congresso projeto para garantir aumento de 16,38% aos ministros do STF.Confira outras informações desta quinta-feira(16)

DESGASTE

De acordo com fontes do Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer já indicou que não vai enviar ao Congresso nenhum projeto de lei para autorizar o aumento de 16,38% aos ministros do Supremo Tribunal Federal. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019, não traz essa permissão.Temer quer evitar desgaste em momento de forte crise econômica e com o orçamento “super arrochado”.

 

PATRIMÔNIO

Ao encaminhar o pedido de registro da sua candidatura ao Palácio do Planalto pelo PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) um patrimônio total de R$ 7,9 milhões.Em 2006, último ano em que ele concorreu a um cargo eletivo , ou seja, a reeleição para o Planalto, declarou possuir R$ 1,6 milhão em bens e investimentos, que corrigidos pela inflação apresentam um aumento de 385%.

QUESTIONAMENTO

 A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, apresentou na noite de quarta-feira (15) ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a impugnação da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República. Advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disseram em nota divulgada na noite de quarta-feira que irão enfrentar “com fundamento na lei” os pedidos de impugnação do registro de candidatura do petista à Presidência apresentados à Justiça Eleitoral.

 

PROPAGANDA

A partir desta quinta-feira(16) a propaganda eleitoral passa a ser permitida para a disputa de primeiro turno nas eleições 2018. Os candidatos terão até 6 de outubro para apresentar suas propostas políticas de formas variadas. A partir desta data, passam a ser permitidos comícios, carreatas, distribuição de material gráfico, como folders, santinhos, adesivos, cartazes, faixas e bandeiras, Uma das novidades este ano é a permissão de carros de som e carreatas durante o período de publicidade.

NAS URNAS

Mais de 23 mil candidatos a presidente, governador, senador e deputado federal, estadual e distrital vão disputar os votos de 147,3 milhões de eleitores brasileiros, segundo dados disponíveis no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Encerrado o prazo para registrar as candidaturas, 13 nomes se apresentaram para disputar o Palácio do Planalto em outubro.

ELEIÇÕES

A proporção de eleitores com voto facultativo nas eleições deste ano é a mais baixa pelo menos desde 2002, apontam dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Dos mais de 147 milhões de pessoas aptas a votar no pleito de outubro, 17,9 milhões se enquadram no voto facultativo, o que corresponde a 12,1% do eleitorado.

GOVERNISTA

O presidente Michel Temer afirmou, em entrevista publicada nesta quinta-feira(16) pelo jornalFolha de S.Paulo, que o Alckmin,candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, parece ser o concorrente do governo ao Planalto porque tem o apoio de diversos partidos governista e defende reformas implementadas por sua gestão, apesar de o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (MDB) ser o candidato oficial.

GOLIAS

O ex-presidente do Banco Prosper Edson Figueiredo Menezes foi preso, na manhã desta quinta-feira(16), na operação “Golias”, desdobramento da Lava Jato no Rio. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o empresário pagou propina através de dinheiro em espécie e também com vinhos de mais de mil dólares em troca da contratação do Prosper no processo para a realização do leilão do Banco do Estado do Rio (Berj), em 2010.

SEM ATIVIDADE

No Brasil, falta trabalho atualmente para 27,6 milhões de brasileiros. É o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) trimestral divulgada nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de subutilização da força de trabalho ficou em 24,6 % no 2º trimestre de 2018.”O resultado ficou estatisticamente estável em relação ao primeiro trimestre de 2018 (24,7%) e subiu na comparação com o segundo trimestre de 2017 (23,8%)”, destacou o IBGE.

MAIS AUMENTO

Válido a partir desta sexta-feira(17),a Petrobras anunciou um aumento de 0,50 por cento nos preços da gasolina nas refinarias, a 1,9810 real o litro. Já as cotações do diesel seguem em 2,0316 reais o litro, como parte de uma subvenção econômica oferecida pelo governo.

FRASE DO DIA

“Negativo! Quem engravida são as mulheres, meu Deus do céu! É até difícil você dizer qualquer coisa no Brasil porque vem o politicamente correto em cima da gente. Estou falando uma realidade aqui. Tem que oferecer a essas mulheres métodos contraceptivos até para que essa população não cresça. Geralmente a tendência de uma criança gerada nestas condições é ser o que os pais são”disse o presidenciável Jair Bolsonaro ao defender mais investimentos em programas de planejamento familiar