STF julga na próxima terça-feira(19) ação penal contra Gleisi Hoffmann

Por Isa Ramos

Na próxima terça-feira (19), a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar  uma ação penal da Operação Lava Jato que mira a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), e o marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, investigados pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.O processo entrou na pauta, divulgada no site do Supremo, na terça-feira (12).

Eles serão julgados pelos cinco ministros que compõem a Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal), responsável pelos casos da Lava-Jato na Corte: Edson Fachin (relator), Celso de Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli.

Os réus são acusados de ter usado R$ 1 milhão oriundo de desvios na estatal na campanha de Gleisi ao Senado em 2010. O valor, segundo a acusação, saiu de empresas que tinham contratos com a Petrobras e era arrecadado pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa, que virou delator. A PGR (Procuradoria-Geral da República) acusa os petistas e um empresário de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Em novembro do ano passado, a procuradora-geral Raquel Dodge pediu a condenação pelos crimes e o pagamento de R$ 4 milhões como reparação por danos morais e materiais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *