EUA aplicará tarifa de 25% a aço importado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que aplicará tarifas de 25% sobre o aço e de 10% sobre o alumínio importados pelo país e que ratificará a medida na semana que vem, de acordo com informações divulgadas ao grupo de repórteres credenciados para a cobertura de notícias da Casa Branca.

Segundo Trump, as tarifas permanecerão em vigor “por um longo período de tempo”. As declarações, feitas durante uma reunião com empresários, sucedem-se a uma recomendação do Departamento do Comércio dos Estados Unidos para a aplicação de uma tarifa de importação de 24% sobre o aço importado.

Os principais exportadores de aço aos Estados Unidos em 2017 até o fim do terceiro trimestre eram, nesta ordem, Canadá, Brasil, Coreia do Sul, México, Rússia, Turquia, Japão, Taiwan, Alemanha e India. Juntos, estes países forneceram quase 80% do aço importado pelos norte-americanos durante o período.

Em abril do ano passado, o Departamento do Comércio dos Estados Unidos começou uma investigação para determinar se as importações de aço estavam prejudicando a segurança do país. A investigação foi concluída no início de janeiro e os resultados foram enviados à Casa Branca, que tinha até maio para decidir se aplicaria tarifas ao aço importado.

Por CMA