‘Leio todo dia que já estou condenado’, diz Lula sobre segunda instância

Aguardando o julgamento de sua apelação contra a sentença que o condenou à prisão no processo do tríplex, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (6) que lê todo dia que já está condenado. Lula recorre em liberdade enquanto espera que a Oitava Turma do TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, a segunda instância dos processos da Operação Lava Jato, diga se confirma ou não a decisão do juiz federal Sergio Moro que, em julho, determinou pena de nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Relator da apelação de Lula, o desembargador João Pedro Gebran Neto terminou seu voto na última sexta-feira (1º). Agora, o documento precisa passar pelos outros dois desembargadores da Oitava Turma para que a data do julgamento seja marcada. A projeção é que a sessão seja marcada no primeiro semestre do ano que vem.

Pré-candidato do PT ao Planalto em 2018 e líder nas pesquisas eleitorais, Lula pode ficar inelegível, com base na lei da Ficha Limpa, casocaso a Oitava Turma confirme a condenação de Moro. Lula também poderá passar a cumprir sua pena, em regime fechado, a partir do julgamento dos três desembargadores no caso de condenação.

Com informações do Uol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *