“Candango – Memórias do Festival” resgata história afetiva do evento cinematográfico

Lino Meireles não sabe precisar quando foi a primeira vez que compareceu ao Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB), mas lembra-se muito bem do dia em que uma conversa com o cineasta Dirceu Lustosa o inspirou a criar um projeto de conservação da memória do evento cinematográfico mais antigo do país.

Na praça de alimentação do Cine Brasília, Lustosa narrava sua alegria em relação à sessão comemorativa de 20 anos de “Depois do Escuro”, o primeiro trabalho no cinema do ator Rodrigo Santoro, filmado em Brasília e dirigido por ele. “Achei a história muito boa e pensei: quantas outras não foram registradas em lugar nenhum?”, recorda-se Lino.

ssa foi a gênese do projeto “Candango – Memórias do Festival”, composto por um filme documentário (em fase de finalização) e um livro baseado em conversas com 71 participantes, entre atores, atrizes, cineastas, produtores, críticos de cinema e organizadores do FBCB. Trechos dessas entrevistas compõem as 400 páginas de “Candango – Memórias do Festival Vol.1”, a ser lançado no próximo sábado (16/9), às 19h, no Cine Brasília (EQS 106/ 107 Sul).

“Eu queria fazer um filme sobre esse evento que adoro e ter a oportunidade de sentar para conversar com personalidades do cinema nacional. Aceitaram falar comigo e com nossa equipe por causa da importância do Festival de Brasília, não por algum mérito específico nosso. Para mim, isso é um atestado do amor e da nostalgia que as pessoas sentem pelo FBCB”, avalia Lino.

Haja conversa. Cerca de 65 horas de entrevistas foram recolhidas em filmagens em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. “Eu nunca tinha entrevistado alguém antes, estava completamente intimidado, e por isso, nas primeiras, fui aprendendo. Quando criei coragem, minha primeira entrevista ‘solo’ foi com Vladimir Carvalho. Durou três horas”, relembra.

Com informações do Metrópoles. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *