Morango no DF produz mais de 40 toneladas

Por Hulda Rode
Da Reportagem

 

Nem mesmo a seca e a escassez hídrica que invadem o cerrado foram capazes de impedir a safra da fruta que mais encanta a mesa do brasiliense: os morangos de Brazlândia, localizado em uma região administrativa no Distrito Federal.

Nessa época do ano, a cidade é nacionalmente conhecida como “Morangolândia”, isso porque mais de 250 agricultores são responsáveis pela produção atinge uma média de 40 toneladas por hectare ao ano, e ocupa 105 hectares no campo.

A Empresa Brasileira de Assistência Rural (Emater-DF) estima que a produção de morango deve chegar a 3.675 toneladas em 2017. O racionamento de água trouxe uma redução de 30% na área de plantio em relação ao ano anterior.

Divino Luiz, produtor há 22 anos em Brazlândia. Foto: Ricardo Padue

Parte do que é produzido vem da lavoura de Divino Luiz. A dedicação ao campo está há 22 anos, e o resultado na colheita é de 10 a 12 toneladas, totalizando 10 mil caixas por mês, em uma área produtiva de 2 hectares e meio.

O produtor avalia que a colheita esse ano não foi farta, em razão da crise hídrica, e a irrigação está sendo feita por meio de “técnicas para o uso racional da água e aprimoraram o manejo para evitar perdas”.

Na propriedade de Divino, uma parte do cultivo é comercializada em feiras e supermercados. Já os morangos menores são reaproveitados para a fabricação de compotas, polpas, espetinhos, cremes, founde, tortas e picolés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *