‘Êxodos’, de Sebastião Salgado, ganha exposição em Brasília

O olhar humanista de Sebastião Salgado é exposto mais uma vez em Brasília. A mostra Êxodos retrata a história de pessoas que, pressionadas por circunstâncias históricas, deixaram para trás a cidade natal. “Sebastião traz uma reflexão humanitária e desperta no público um olhar de identificação com todos. Ele é um dos maiores por retratar o sentimento humano de forma autêntica”, comenta a diretora responsável pela exposição Elaine Hazin.

À época que Sebastião Salgado estreou a exposição Êxodos, em 2000, o fotógrafo chegou a manifestar ao Correio o desejo em expor a obra em Brasília. Segundo ele, seria importante que os políticos da capital vissem tamanha realidade. Passados 17 anos, o sonho não vem completo — das 300 fotografias da série, apenas 60 farão parte da exposição.

Para realização de Êxodos, o fotógrafo percorreu 40 países durante seis anos e registrou a parte da humanidade que fez do êxodo uma opção de vida. “Êxodos leva à compreensão da humanidade em trânsito, pessoas que abandonam a terra natal por necessidade política, social ou econômica”, explica Elaine.

Êxodos

Caixa Cultural Brasília (SBS Q. 4); 30 de agosto a 29 de outubro. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Com informações do Correio Braziliense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *